BREVE HISTÓRICO DA IGREJA:
A Comunidade Cristã Oásis foi fundada em agosto de 2015 pelos atuais pastores. Iniciamos no templo cedido gentilmente pelo nosso pastor jubilado, que dorme no Senhor, Josué Luiz de Souza, sogro de nosso pastor titular, José Wellington.
Após 2 anos de fundação, com o crescimento da igreja, a Oásis mudou-se para seu atual endereço, em um templo com maior espaço, conforto e melhor acesso.
SIGNIFICADO E PROPÓSITO DO NOME DA IGREJA:
O nome “Oásis” foi uma sugestão de um membro de nossa igreja, Ramon Victor, inspirado pelo significado: “Uma pequena região em um deserto que tem a a presença de água e é onde as pessoas cansadas podem descansar e recuperarem o fôlego para continuarem seu rumo”
O nome da nossa igreja, COMUNIDADE CRISTÃ OÁSIS, foi concebido com base na VISÃO que tínhamos ao fundá-la. Ele reflete nosso objetivo principal e o que desejamos alcançar em breve:
COMUNIDADE: Nosso desejo é ser uma igreja onde as pessoas cultivem uma vida em comunhão, compartilhando tudo em comum, cuidando uns dos outros e exercendo seus dons no contexto da comunidade e não isoladamente.
CRISTÃ: Queremos ser uma igreja centrada em CRISTO, onde Ele e Sua Palavra ocupem um lugar central e proeminente, e não o homem.
OÁSIS: Nossa aspiração é ser uma igreja onde aqueles que se encontram cansados e feridos pelo deserto da vida e da religiosidade, desiludidos pelas miragens de pessoas que falam em nome de Deus, mas cuja conduta contradiz suas palavras, possam encontrar a verdadeira Água da Vida que é Cristo. Queremos oferecer um lugar onde possam refrescar suas almas, recuperar o fôlego e retomar o rumo de sua jornada.
Desejamos que este nome expresse não apenas a nossa identidade, mas também a nossa missão como igreja, oferecendo um refúgio espiritual e um lugar de renovação para todos que buscam Deus e Sua verdade.
ESTATUTO E DIRETORIA:
A Igreja possui um Estatuto e uma diretoria composta de:
Pastor Titular: José Wellington Fagundes Marins, advogado, professor de teologia, casado com Rosângela Maria há mais de 30 anos, pai de Ramon e Aryane, ambos cristãos.
Pastor Auxiliar: Marcos Aurélio Mello, professor de história e teologia, casado com Regina há mais de 30 anos, pai de Isabela e Nathalia, ambas cristãs.
Administração: Karinny Barbosa.
Tesouraria: Oséas Leal.
Conselho Fiscal: Pb. Paulino Cabral, Pb. Danilo Gonçalves e Ed Carlos Mello.
Conselho Consultivo: Pastor José Wellington, Pastor Marcos Aurélio, Pb. Danilo Gonçalves, Pb. Paulino Cabral, Pb. Gabriel Gonçalves, Ed Carlos Mello, Mathias Rodrigues, Nathalia Cristine e Diaconisa Daniele Azevedo.
Conselho Disciplinar: Pastor José Wellington, Pastor Marcos Aurélio, Pb. Danilo Gonçalves, Pb. Paulino Cabral e Diaconisa Daniele Azevedo.
OBS.: A igreja possui em seu corpo administrativo um contador que faz toda a contabilidade da igreja e presta relatório mensalmente.
DOCUMENTOS OFICIAIS:
1. ESTATUTO DA IGREJA - Documento que estabelece a estrutura organizacional da igreja, as normas de governança e as diretrizes da igreja de forma geral. O estatuto serve como uma constituição interna da igreja, assegurando o cumprimento de obrigações legais;
2. REGIMENTO INTERNO - Documento normativo que detalha as regras e procedimentos específicos para o funcionamento cotidiano da igreja, complementando e regulamentando o Estatuto da igreja;
3. MANUAL DO LÍDER E DO OBREIRO - Documento que oferece diretrizes claras e práticas para líderes e obreiros, detalhando suas responsabilidades, expectativas de condutas e métodos de liderança eficaz;
4. CATECISMO DA OÁSIS - O ensino dos princípios fundamentais da fé cristã de forma didática por meio de perguntas e respostas, visando o preparo e a prática consciente e comprometida da fé cristã;
5. REVISTA DO DISCIPULADO - Publicação que fornece recursos e lições estruturadas para o crescimento espiritual e formação de discípulos dentro da igreja, destinada aos candidatos ao batismo e novos membros;
6. ALIANÇA DE MEMBRESIA - Documento que estabelece os compromissos e responsabilidades mútuas entre os membros de uma igreja. Serve como um acordo formal que descreve as expectativas da liderança da igreja em uma relação ao membro, formentando o senso de pertencimento, comprometimento e unidade entre todos, visando a saúde espiritual da igreja como um todo.
LEGALIZAÇÃO: A Comunidade Cristã Oásis encontra-se devidamente regularizada perante os órgãos públicos, com sua Ata registrada em cartório e CNPJ junto a Receita Federal (CNPJ:29.467.6333.0001-96).
O regime de governo de uma igreja refere-se ao seu modelo de administração e governança.
A nossa igreja adota o sistema episcopal, que se caracteriza por um governo centralizado sob a liderança do pastor presidente o qual nomeia os demais líderes e obreiros, exercendo autoridade bíblica sobre eles em questões doutrinárias e administrativas. Além disso, é auxiliado por um corpo ministerial e pela Diretoria da igreja, que inclui um pastor auxiliar, duas secretárias, dois tesoureiros e um Conselho Fiscal.
Nossa estrutura ministerial é composta por pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos ou diaconisas e auxilares de trabalho.
No caso específico de nosa igreja, temos um CONSELHO CONSULTIVO formado por membros representantes da igreja. Esse conselho é consultado em determinadas questões, a critério do pastor presidente. É importante ressaltar que, conforme estabelce o Estatuto da igreja, algumas matérias, como a alteração do estatuto, devem obrigatoriamente passar pelo crivo desse Conselho, que deliberará sobre a matéria em questão. Em outras palavras, em determinadas questões definidas pelo Estatuto, o Pr. Presidente só pode deliberar com a anuência do Conselho Consultivo.
Portanto, a rigor o sistema de governo da nossa igreja é híbrido, sendo predominantemente episcopal com alguma semelhança com o presbiteral.
Essas diretrizes são estabelecidas no estatuto da igreja, que funciona como sua lei interna. No caso da Oásis, nosso estatuto foi elaborado em 2015, ano de sua fundação, após ser submetido à aprovação de todos os membros da Diretoria e Obreiros.
comunidadecristaoasis@gmail.com